Provavelmente, você conhece alguém com diabetes ou alguém da sua família tem. Mas o que causa isso? Como uma pessoa desenvolve os sintomas do diabetes?
Existem basicamente dois tipos de diabetes, tipo I e tipo II. Estes diferem quanto à sua causa e tratamento. Aqui estão algumas idéias sobre o que causa diabetes.
Tipo I
A diabetes tipo I é causada por um mau funcionamento do pâncreas. O que causa o mau funcionamento do pâncreas difere de caso para caso. Ela tende a ocorrer em famílias, mas alguns indivíduos desenvolveram diabetes na infância quando ninguém em sua família tem histórico da doença.
Em alguns indivíduos, seu próprio sistema imunológico ataca o pâncreas e destrói suas células, tornando-o inútil. Em outros com diabetes tipo I, uma lesão ou cirurgia pancreática destrói o pâncreas a ponto de não conseguir mais produzir insulina.
O diabetes tipo I tem um perfil demográfico diferente do tipo II. Crianças a partir de 2 ou 22 anos podem ser diagnosticadas com diabetes tipo I - daí o nome alternativo para diabetes tipo I: diabetes juvenil. No entanto, as pessoas mais velhas certamente podem desenvolver diabetes tipo I, especialmente se houver lesão no pâncreas.
Tipo II
O diabetes tipo II também pode ter alguns fatores hereditários, mas não no grau claro que o tipo I tem. No Tipo II, o corpo torna-se resistente à insulina que o pâncreas ainda está produzindo. Ou, os diabéticos tipo II têm um pâncreas funcional, mas o órgão não produz insulina suficiente. Indivíduos mais velhos e com excesso de peso são considerados mais propensos a desenvolver diabetes tipo II do que aqueles com peso corporal e estilo de vida saudáveis.
O que o desencadeia?
Um distúrbio autoimune pode desencadear diabetes tipo I, pois o sistema imunológico do corpo pode inexplicavelmente atacar o pâncreas e destruir suas células. Também pode haver alguma outra maneira de danificar o pâncreas, o que não é específico da idade.
A diabetes tipo II pode ser desencadeada por dietas pouco saudáveis e ricas em açúcar e um estilo de vida sedentário. O pâncreas pode simplesmente ficar exausto tentando manter o açúcar no sangue baixo em resposta ao influxo constante de açúcar da dieta.
Outras possibilidades de gatilhos incluem pressão alta e estresse. Embora não seja diretamente comprovado como um fator causal, indivíduos com pressão alta são estatisticamente mais propensos a desenvolver diabetes do que aqueles com pressão arterial normal.
O estresse como fator causal tem um status similarmente não comprovado, mas os profissionais médicos geralmente pensam que o estresse prolongado e não aliviado aumenta o risco de diabetes. Às vezes o estresse é causado por trauma ou distúrbio emocional, de alguma forma tornando o indivíduo suscetível a desenvolver diabetes.